Em Sala

Temas, discussões e assuntos para sala de aula.

Linné

4 de junho de 2006

Carolus Linnaeus, chamado mais tarde de Carl von Linné, ou Karl von Linné, foi um cientista sueco. Chamado de "Pai da Taxonomia", em português ele é conhecido como Carlos Linneu. Médico, naturalista e botânico, professor da Universidade de Upsala, é considerado fundador do moderno sistema da taxonomia, um dos "pais" da ecologia moderna e maior sistemático de todos os tempos. Ele nasceu em Stenbrohult (Ráshult), uma província de Smalandia, no sul da Suécia. Morre em Uppsala (23/05/1707-10/01/1778). Carl von Linnné é o criador do Sistema de Classificação Binária, que lança as bases da Biologia moderna.

Fascinado pela flora, seu pai muda o nome da família, Ingemarsson, para Linné em homenagem à árvore lind (tília). Linné herda o interesse pela botânica. Forma-se em Medicina e, depois, em História Natural.
Em 1732, foi enviado à Lapônia, na Noruega, para estudar a flora da região - a Academia de Ciências de Uppsala financiou sua expedição. O resultado foi Flora Lapônica, publicado em 1737. Visita posteriormente Holanda, Inglaterra e França.
Em 1735, publica a 1ª edição do Systema Naturae, no qual propõe regras para classificar e denominar animais e plantas. É um sistema de classificação simples que substitui as longas denominações de espécies, às vezes, com dezenas de nomes que vigoravam na Europa de então. Usa como critério órgãos e estruturas morfológicas comuns e estruturas reprodutivas de animais e plantas. Propõe a classificação dos seres vivos por dois nomes em latim. Um nome para o gênero ou característica geral e o outro para a espécie. Naquela época havia urgente necessidade de um sistema classificatório que pusesse ordem no grande número de seres que estavam sendo descritos pelos naturalistas, em conseqüência de viagens a terras desconhecidas.
Em Species Plantarum, em 1753, que contém as regras básicas de classificação e nomenclatura botânica, o grande naturalista sueco adota como princípio de distinção e classificação a distribuição dos órgãos sexuais nas flores e as características dos órgãos masculinos, os estames. Para ele, os dois grandes ramos em que se divide o reino vegetal são o das Criptogâmicas, em que os estames e o pistilo são invisíveis a olho nu, e o das Fanerogâmicas, em que estes são visíveis. Dentro destas últimas, por sua vez, estabelecem-se 23 classes, segundo critérios morfológicos.

Condecorado (1753) com a "Estrela Polar" (a 1ª concessão desta ordem a um cientista) e agraciado com o título de Barão, foi presidente da Academia Real de Estocolmo.
Na décima edição do Systema Naturae, de 1758, Linné dá início à moderna técnica de classificação biológica, incluindo a nomenclatura binária e as bases de um sistema de classificação para o reino animal – criando as categorias de espécie, gênero e ordem. Em 1758, esta décima edição do Systema Naturae de Linné, incluía 5.897 espécies de plantas e animais, os dois reinos nos quais ele dividia os organismos vivos. Ele propôs efetivamente uma forma de nomenclatura mais simples, em que cada organismo seria conhecido por dois nomes apenas, seguidos e inseparáveis. Assim surgiu a nomenclatura binominal moderna.

Arquivado em: Sem categoria I

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Feed RSS dos comentários deste post. URL de TrackBack

Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://aertonbiologia.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.